sábado, 11 de agosto de 2012

PILHAS, BATERIAS E MEIO AMBIENTE



PILHAS, BATERIAS E MEIO AMBIENTE

Muitas pessoas usam pilhas e baterias e depois as jogam no lixo, nos rios, em terrenos baldios, enfim, no meio ambiente, sem saber que poderão estar envenenando seres humanos.

Essas pilhas e baterias jogadas no meio ambiente, podem ser manuseadas por crianças. Muitas vezes, pessoas guardam essas pilhas em casa junto de alimentos e remédios. Com o passar do tempo, as pilhas podem se oxidar e vazar substâncias tóxicas.

Agricultores compram adubo orgânico que pode estar contaminado por metais pesados das pilhas e de baterias de celular. No Brasil são produzidas ou importadas anualmente, cerca de 800 milhões de pilhas. Se constituem num veneno lançado no meio ambiente.

Uma pilha ou bateria recarregável usada em equipamentos eletrônicos pode conter chumbo, cádmio e mercúrio, materiais altamente prejudiciais à saúde.

O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde. Quando se joga uma bateria no lixo, pode ocorrer oxidação ou então alguma deformação mecânica que faz com que as substâncias vazem para o meio ambiente. Essas substâncias atingem os lençóis freáticos, córregos e riachos. Entram nas cadeias alimentares através da ingestão da água ou de produtos agrícolas irrigados com água contaminada.

Efeitos Prejudiciais à saúde

Mercúrio
Distúrbios renais e neurológicos, mutações genéticas, e alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição).

Cádmio
Agente cancerígeno e que pode causar danos ao sistema nervoso.
Se acumula, principalmente, nos rins, fígado e nos ossos; provoca dores reumáticas e miálgicas, distúrbios metabólicos que levam à osteoporose, disfunção renal e câncer.

Chumbo
Gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, atrofia e perturbações visuais, e hiperatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário