domingo, 5 de agosto de 2012

COLOCAÇÃO PRONOMINAL



COLOCAÇÃO PRONOMINAL


PRÓCLISE


A próclise é aplicada antes do verbo quando temos:



Ø Palavras com sentido negativo, não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum.

Nada me faz querer sair dessa cama.
Não se trata de nenhuma novidade.

Ø Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.

- Quando se trata de comida, ele é um “expert”.
- É necessário que a deixe na escola.
- Fazia a lista de convidados, conforme me lembrava dos amigos sinceros.

Ø Advérbios

- Aqui se tem paz.
- Sempre me dediquei aos estudos.
- Talvez o veja na escola.

OBS: Se houver vírgula depois do advérbio, este (o advérbio) deixa de atrair o pronome.

- Aqui, trabalha-se.

Ø Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.

- Alguém me ligou? (indefinido)
- A pessoa que me ligou era minha amiga. (relativo)
- Isso me traz muita felicidade. (demonstrativo)

Ø Em frases interrogativas.

- Quanto me cobrará pela tradução?

Ø Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).

- Deus o abençoe!
- Macacos me mordam!


MESÓCLISE

A mesóclise acontece quando o verbo está flexionado no futuro do presente (vai acontecer – amarei, amarás,…) ou no futuro do pretérito(ia acontecer mas não aconteceu – amaria, amarias, …):

- Convidar-me-ão para a festa.
- Convidar-me-iam para a festa.

Se houver uma palavra atrativa, a próclise será obrigatória.

- Não (palavra atrativa) me convidarão para a festa.



ÊNCLISE


A ênclise é empregada depois do verbo. A norma culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. A ênclise vai acontecer quando:



Ø O verbo estiver no imperativo afirmativo:

Amem-se uns aos outros.
Sigam-me e não terão derrotas.

Ø O verbo iniciar a oração:

Diga-lhe que está tudo bem.
Chamaram-me para ser sócio.·.

Ø O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposição "a":
Naquele instante os dois passaram a odiar-se.
Passaram a cumprimentar-se mutuamente.
O verbo estiver no gerúndio:

Não quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada.
Despediu-se, beijando-me a face.·.

Ø Houver vírgula ou pausa antes do verbo:

Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante.
Se não tiver outro jeito, alisto-me nas forças armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário