sábado, 11 de agosto de 2012

Descarte Responsável das Pilhas e Baterias


Descarte Responsável das Pilhas e Baterias


Atitudes Sustentáveis

Existem alguns produtos que são amplamente usados no dia a dia e que, se descartados incorretamente, podem prejudicar o nosso meio-ambiente. As pilhas e baterias – seja de celular, computadores, entre outros – são exemplos destes itens. O maior perigo de jogar estes artefatos no lixo comum é que dentro deles há substâncias tóxicas que, se vazarem, contaminam ar, solo e os lençóis freáticos.

Alguns resíduos podem infectar até mesmo pessoas e alimentos. Outro alerta em relação a estes materiais é que eles podem ser cancerígenos e provocar enfraquecimento dos ossos e perda de visão.

Uma boa opção para minimizar tantos danos à natureza é optar pelo uso de pilhas e baterias recarregáveis. Este tipo de material pode ser utilizado mais de 200 vezes, sem perder a capacidade e propriedades. é importante destacar que, atualmente, a maioria dos aparelhos eletrônicos aceita as pilhas recarregáveis. Isto já é reflexo da mudança de cultura das empresas e da sociedade, empenhadas em adotar práticas mais sustentáveis e que preservem o meio-ambiente.

Outra dica é ficar atento na hora de comprar estes produtos. As pilhas alcalinas podem ser descartadas em lixo comum, portanto, prefira esta opção. Já as de outros tipos, também encontradas no mercado, têm em sua composição chumbo, mercúrio, cádmio, cobre, zinco, manganês, níquel e lítio, que são altamente tóxicos. Por isso, recomenda-se reenviar esses itens aos seus respectivos fabricantes, aumentando as chances de que tenham um destino correto: a reciclagem.

No caso das pilhas e baterias, a reciclagem provoca a obtenção de sais e óxidos metálicos, que podem ser reaproveitados pelas indústrias de cerâmicas, colorifício, refratárias e químicas. A Resolução nº 257 de 30 de junho de 1999, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, que fala sobre os impactos ambientais negativos devido ao descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, regulamentou a fabricação e o descarte destes materiais. Por isso, desde então, não basta aos fabricantes e importadores terem o produto – eles devem

também criar sistemas de coleta, transporte, armazenamento, reutilização, reciclagem, tratamento e/ou acondicionamento final. Todas estas etapas foram regulamentadas de forma a evitar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Mais informações no site: http://www.mma.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário