sexta-feira, 10 de março de 2017

A ARTE DE FAZER UMA REPORTAGEM


COMO FAZER UMA REPORTAGEM

A arte de fazer uma reportagem é extremamente excitante para quem gosta. Ir em busca de dados, informações, entrevistas é muito legal. É estar em contínuo convívio com a população e estar sempre atento as novas informações que poderão surgir e complementar ainda mais a sua reportagem. E aqui, você irá aprender como fazer uma reportagem e deixá-la com um aspecto de um jornalista profissional. Siga as nossas instruções e faça a sua. Você vai ser como é fascinante e interessante participar do processo da criação de uma reportagem.
1. Escolha um tema ou um assunto que tenha certa relevância. O primeiro passo para que você comece criar a sua reportagem é escolher um tema que esteja tendo alguma repercussão. Ou você pode qualquer tema e fazer com que ele repercuta muito mais. Mas, para fazer isso será necessário muito mais empenho e muito mais trabalho, mas é claro que o resultado será muito melhor.

2. Vá atrás de fontes que possam te ajudar com essa reportagem. Procure o máximo de pessoas que entendam do assunto que você irá tratar. Ligue, faça entrevistas, colha depoimentos, colete dados e retenha todas as informações que puder. Deixe-as separadas em uma folha de papel ou em algum arquivo do Word para quando você for começar a escrever a reportagem você coloque-as no meio do texto, deixando-o ainda mais rico com informações preciosas.

3. Tenha fotos para complementar a reportagem. Numa reportagem, fotos são mais do que necessárias para deixá-la completa. Você não precisa nem ter um equipamento profissional, pode até usar a câmera do celular, mas tenha fotos sobre o assunto que você estiver desenvolvendo.

4. Pesquise mais fundo o assunto. Mesmo que você tenha vasto conhecimento sobre este tema, procure sempre mais, porque com certeza existirão informações preciosas e que você provavelmente nãos saberá. Quanto mais informações, melhor.

5. Comece a escrever a sua reportagem. Assim que você estiver coletado todos os dados, comece a escrever a sua reportagem. Uma dica para que o texto fique bom, é não colocar todas as informações detalhadas logo no começo. Dê suaves dicas do que está por vir. No desenrolar da reportagem, comece a colocar os depoimentos das pessoas que você entrevistou. Se a foto for muito importante, deixe-a bem grande e escreva o texto ao redor dela. Se não, pode colocá-la em um tamanho menor. Tenha consciência de quem será o público que irá ler a sua reportagem, pois isso influenciará na linguagem utilizada no texto.
Fazer uma reportagem é algo muito divertido e que com certeza irá ocupar muito do seu tempo, mas de uma maneira bem interessante. Faça uma reportagem por conta própria, não espere que ninguém peça isso e veja o quanto é prazeroso sair por aí coletando informações e escrevendo uma bela reportagem.